quarta-feira, 9 de novembro de 2016

"Não gosto de ler, mas preciso"

Alguns dias atrás escutei a seguinte frase “não gosto de ler, mas preciso”, a minha reação foi imediata “como assim não gosta de ler”. 

A verdade é que quem gosta de ler não entende que têm pessoas que têm muita dificuldade em ler livros, pessoas que os acham entediantes, longos e que podem ser substituídos por séries, filmes ou vídeo games.  Na verdade muitas vezes não é culpa da pessoa em questão, ela pode até se esforçar para gostar de ler, pois faz faculdade, tem um concurso em vista ou estuda para o Enem, e venhamos e convenhamos só há uma maneira de aprender interpretação de texto, que é lendo.

Essa semana dei uma olhada na prova de linguagem do Enem e percebi que a prova não queria saber se os estudantes sabiam o que era um adjetivo, adverbio ou verbo, não queriam saber qual era o sujeito, o predicado ou o completo, e nem saber da regência nominal, verbal ou conjugação verbal, queriam saber se o estudante conseguia interpretar corretamente o que dizia o texto.

Então me veio novamente à frase “não gosto de ler, mas preciso” e lembrei que lá no ensino médio nos davam uma lista de livros que eram obrigatórios, acho que todo mundo já passou por isso, e também lembrei que não tinha graça nenhuma ler alguns daqueles títulos. Para minha sorte fui mais persistente e acabei encontrando títulos dos quais gostava e pude assim me apaixonar pela leitura, mas imagino que alguns colegas não tiveram a mesma sorte. Então me veio à questão simples “como fui gostar de ler?” o que me parece óbvio é que o que às vezes é bom para um, não é bom para outro, não adianta você começar ler um best-seller se ele não faz o seu gênero literário. 

O jeito mais fácil de se apaixonar pela leitura é associar a algo que você realmente goste. Assim quando escutei essa frase ou algo do tipo, perguntei a pessoa em questão, “você esta lendo o livro certo?” E vi que poderia ajuda-la com um questionário simples sobre seus gostos. Que tipo de filme você gosta? Gosta de ação? Romance? Comédia romântica? Policial? De guerra? Faroeste? Fantasia épica? Gosta de alguma série em especial? A verdade é que às vezes você gosta de Game of Thrones (a série), mas não está lendo “As Crónicas de Gelo e Fogo”, mas lendo "A Culpa é das Estrelas" porque um amigo ou amiga gostou muito e recomendou pra você. Isso não adianta em nada. A verdade é que se você gosta de filmes épicos procure livros que tratem de temas épicos (que não são poucos) ou se você gosta de livros românticos com apelos dramáticos, leia autores como Jojo Moyes ou John Green, mas não deixe de ler. E depois se você quiser se arriscar em outro gênero literário é por sua conta risco, só não diga que ler é chato ou cansativo, e sim que ler bom, agradável e divertido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário